Conheça as principais distinções dos tipos de massa
Prato tradicional dos almoços em família, o macarrão pode ser encontrado em muitas variedades, como talharim, espaguete, farfalle, fusilli, fettuccine, entre outros. Mas a diversidade não se restringe apenas aos formatos, já que o alimento também é diverso em suas composições.
Dentre os tipos de massa de macarrão, os mais conhecidos são o integral e o convencional. A principal diferença entre eles é que a versão tradicional é produzida a partir da farinha de trigo branca refinada, enquanto o tipo integral é feito com o trigo integral moído, com casca e tudo, mantendo suas propriedades nutricionais.
Na prática, o que difere um do outro é que a massa integral tem mais fibras que a normal em sua receita final. Vale ressaltar que ambos têm baixo índice glicêmico, ainda que o índice seja menor no macarrão integral.
Quem come macarrão, integral ou não, consome 2 gramas a mais de fibras por dia do que quem o evita. Essa foi a conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos, em 2016, e que analisou os hábitos alimentares de 10 mil pessoas.
Segundo a nutricionista Dra. Vanderli Marchiori, a diferença por composição nutricional da farinha branca para a integral é muito pequena por porção. Portanto, o cuidado deve ser tomado em relação aos molhos que podem ser ricos em gordura e sal. Apesar de as distinções das farinhas utilizadas na fabricação do macarrão, ela afirma que ambas as massas são excelentes para a saúde.